BUROSCOPIA

É um dos métodos mais antigos utilizados na inspeção em diversos setores industriais. Normalmente é o primeiro Ensaio Não Destrutivo aplicado a qualquer tipo de peça ou componente, estando presente em praticamente todos os processos de fabricação e monitoramento de condições de trabalho. A inspeção visual é um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e observação de descontinuidades superficiais em produtos fundidos, forjados, laminados e soldados. O ensaio visual realizado a olho nu permite uma forma rápida e simples de observar e identificar vários tipos de problemas. Esta técnica é conhecida como Ensaio Visual Direto. Existem casos nos quais a inspeção de peças e componentes não permitem o acesso interno para sua verificação (dentro de motores, turbinas, bombas, tubulações, etc) e nestes casos a utilização de de sistemas compostos de fibras óticas conectadas a espelhos ou microcâmeras de TV com alta resolução e com o auxílio de sistemas de iluminação são eficientes. Esta técnica é conhecida como Ensaio Visual Remoto. 

Estes sistemas são conhecidos como videoscópio ou boroscópio, dependendo das suas características. Como o próprio exame é conhecido “Ensaio Visual”, então podemos imaginar que devemos ter um cuidado muito grande com a nossa visão, realizando todos os exames e cuidados necessários para manter uma boa visão, seja ela com ou sem o auxílio de lentes corretivas.

É de grande importância para um bom resultado da inspeção que a superfície, seja preparada adequadamente e a iluminação desejada, sempre atendo os procedimentos destinados ao ensaio.

• É um importante recurso na verificação de alterações dimensionais, padrão de acabamento superficial e na observação de descontinuidades superficiais visuais em materiais e produtos em geral, tais como trincas, corrosão, deformação, alinhamento, cavidades, porosidade, montagem de sistemas mecânicos, variações em superfície pintada e muitos outros; 

Características específicas do método

• Aplicável a todos os materiais e equipamentos; pode ser realizada em superfícies planas ou curvas e mesmo naquelas de difícil acesso; possível de ser realizado em peças ou equipamentos de geometria complexa; possibilidade de identificação rápida de descontinuidades;

• Grande simplicidade da realização da inspeção quando utilizamos a técnica Ensaio Visual Direto.
• Baixo custo.

Limitações:
• Necessidade de limpeza prévia da superfície, deixando-a isenta de imperfeições que podem mascarar o ensaio;
• Necessidade de uma iluminação superficial adequada para identificação das descontinuidades.