SISTEMAS DE AMÔNIA

UNIDADES DE PROCESSO

SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO

SEPARADOR DE LÍQUIDO/VERTICAL

SEPARADOR DE LIQUIDO/HORIZONTAL

RESERVÁTORIO DE AMÔNIA

COMPRESSOR

CONCEITO:

Unidades de processo são conjuntos de equipamentos e interligações de uma unidade fabril destinada a transformar matérias primas em produtos. Um das principais atividade da VALFLAC ENGENHARIA é inspecionar sistemas que utilizam amônia para refrigeração, sendo a mesma eficaz, economiza recursos e, de modo geral, é seguro. Não é, contudo, possível prevenir completamente vazamentos imprevistos de gases. Um sistema de detecção de gases moderno reduz o risco de parada na produção, protege a saúde dos funcionários e pode economizar segundos que fazem a diferença em caso de alarmes.

CURIOSIDADES

A amônia é um gás inflamável e, no estado gasoso, pode formar
compostos inflamáveis ou potencialmente explosivos no ar seco.
Os limites ficam entre 15 e 33 vol.%. Contudo, a temperatura de
ignição necessária (de pelo menos 630 °C) é bastante alta.

A NH3 é, de modo geral, mais leve que o ar e alcança a atmosfera com uma alta velocidade de difusão. Em reservatórios e espaços confinados, pode deslocar o oxigênio disponível. A NH3 tem alta afinidade com a umidade e forma rapidamente compostos com a umidade presente na atmosfera. Quando vazamentos de amônia ocorrem, são usadas cortinas de água para conter o vapor de amônia. O gás então cai ao solo na forma de aerossol de amônia, que tem o aspecto de uma névoa branca.

A amônia tem uma inflamabilidade relativamente baixa e só mantém a combustão contínua se houver uma chama de apoio. Se o teor de vapor no ar superar 11 vol.%, não é mais possível a formação de misturas inflamáveis e potencialmente explosivas. Apesar do uso intenso de amônia em todo o mundo, explosões e incêndios causados somente pela NH3 são muito raros. Praticamente todos os incidentes conhecidos ocorreram em espaços ou reservatórios fechados. Portanto, só há risco de explosão se a concentração em áreas não ventiladas exceder o limiar de explosão (105 gramas por metro cúbico), ou se houver fontes de ignição de alta energia.

O trabalho de manutenção nos sistemas de refrigeração à base de amônia que exijam soldagem ou corte devem ser realizados com muito cuidado: as névoas de óleo existentes podem baixar o limite de explosividade das misturas NH3–ar. Os sistemas de NH3 devem, portanto, ser purgados com ar ou gás não inflamável antes do início do trabalho de solda, para retirar a amônia residual. Outra preocupação de segurança é o efeito corrosivo da amônia em ferro, cobre, zinco, estanho e nas ligas desses metais. Vazamentos podem danificar as peças do sistema de refrigeração.

CAPACITAÇÃO PARA OPERADOR DE UNIDADES DE PROCESSO.

O treinamento de segurança na operação de unidades de processo deve, obrigatoriamente:

  1. a) ser supervisionado tecnicamente por PLH;
  2. b) ser ministrado por instrutores com proficiência no assunto;
  3. c) obedecer, no mínimo, ao currículo proposto no item 2.9 deste Anexo; da NR-13
  4. d) ser integrado com a prática profissional supervisionada, conforme item 2.6; da NR-13
  5. e) ter carga horária mínima de quarenta horas; e
  6. f) estabelecer formas de avaliação de aprendizagem.
 

Todo profissional com treinamento de segurança na operação de unidades de processo deve ser submetido à prática profissional supervisionada com duração de trezentas horas na operação de unidade de processo que possuam vasos de pressão de categorias I ou II.