TANQUES METÁLICOS

TANQUES METÁLICOS VERTICAL

TANQUE METÁLICO HORIZONTAL

TIPOS DE INSPEÇÃO:

Inspeção de segurança extraordinária: inspeção executada devido a ocorrências que possam afetar a condição física do equipamento, tais como hibernação prolongada, mudança de locação,surgimento de deformações inesperadas, choques mecânicos de grande impacto ou vazamentos, entreoutros, envolvendo caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques, com abrangência defi nida por PLH.

Inspeção de segurança inicial: inspeção executada no equipamento novo, montado no localdefi nitivo de instalação e antes de sua entrada em operação.

Inspeção de segurança periódica: inspeção executada durante a vida útil de um equipamento,com critérios e periodicidades determinados por PLH, respeitados os intervalos máximos estabelecidos nesta Norma.

Inspeção extraordinária especial: inspeção executada em vaso de pressão construído sem código de construção com a finalidade de coletar dados que permitam ao PLH defi nir com maior precisãoos valores de PMTA e outras informações importantes para o acompanhamento da vida remanescente do vaso, como os tipos de materiais utilizados nas suas diferentes partes, suas dimensões, especialmenteespessura, e respectivas resistências mecânicas, a efi ciência de junta a ser considerada para as juntassoldadas, os detalhes de conexões e reforços e a reconstituição dos principais desenhos. Caso necessário,devem ser implementadas alterações ou reparos que permitam a operação segura do vaso de pressão.

CONCEITO:

São equipamentos estáticos, metálicos, não enterrados, sujeitos à pressão atmosférica ou a pressões menores que 103kPa, cujo costado se desenvolve, em regra,a partir de um eixo vertical de revolução, com preponderância para as construções cilíndricas. São inspecionados os tanques metálicos de armazenamento, com diâmetro externo maior do que três metros,capacidade nominal acima de vinte mil litros, e que contenham fluidos de classe A ou B, conforme asalíneas “a” e “b” do subitem 13.5.1.1.1 da NR-13.

TIPOS DE DOCUMENTOS OBRIGÁTORIOS

Prontuário do Tanque Metálico:  

I – código de construção e ano de edição;
II – especificação dos materiais;
III – procedimentos utilizados na fabricação, montagem e inspeção final;
V- conjunto de desenhos e demais dados necessários ao monitoramento da sua vida útil;
VIII – características funcionais;
IX – dados dos dispositivos de segurança;
X – ano de fabricação; e

Reconstituição de prontuário: Quando inexistente ou extraviado, o prontuário do equipamento deve ser reconstituído peloempregador, com responsabilidade técnica do fabricante ou de PLH, sendo imprescindível a reconstituiçãodas características funcionais, dos dados dos dispositivos de segurança e da memória de cálculo da PMTA.

Livro de registro de segurança: Todas as ocorrências importantes capazes de influir nas condições de segurança do tanque metalico ,inclusive alterações nos prazos de inspeção; as ocorrências de inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, devendo constara condição operacional do tanque, o nome legível e assinatura de PLH e do operador do equipamento presente na ocasião da inspeção.

Relatórios de inspeção de segurança: a) identificação do vaso de pressão; b) categoria do vaso de pressão; c) fluidos de serviço; d) tipo do vaso de pressão; e) tipo de inspeção executada; f) data de início e término da inspeção; g) descrição das inspeções, exames e testes executados; h) registro fotográfico das anomalias detectadas no exame interno e externo do vaso depressão; i) resultado das inspeções e intervenções executadas; j) recomendações e providências necessárias; k) parecer conclusivo quanto à integridade do vaso de pressão até a próxima inspeção; l) data prevista para a próxima inspeção de segurança; m) nome legível, assinatura e número do registro no conselho profi ssional do PLH e nomelegível e assinatura de técnicos que participaram da inspeção; e n) número do certifi cado de inspeção e teste da(s) válvula(s) de segurança.

Certificados de inspeção e teste dos dispositivos de segurança: Dispositivos ou componentes que protegem um equipamento contrasobrepressão manométrica, independente da ação do operador e de acionamento por fonte externa de energia. O dispositivo também pode ser projetado para evitar vácuo interno excessivo.

Programa de inspeção: cronograma contendo, entre outros dados, as datas das inspeções desegurança periódicas a serem executadas.
Projeto de alteração: projeto elaborado por ocasião de alteração que implique em intervençãoestrutural ou mudança de processo signifi cativa nos equipamentos abrangidos por esta NR.
Projeto de reparo: projeto estabelecendo os procedimentos de execução e controle de reparos que possam comprometer a segurança dos equipamentos abrangidos por esta NR.
Projeto alternativo de instalação: projeto concebido para minimizar os impactos de segurança para o trabalhador quando as instalações não estiverem atendendo os critérios estabelecidos nesta NR.

plugins premium WordPress