TUBULAÇÃO AMÔNIA

TUBULAÇÃO INDUSTRIAL DE AMÔNIA

TIPOS DE INSPEÇÃO:

Inspeção de segurança extraordinária: inspeção executada devido a ocorrências que possamafetar a condição física do equipamento, tais como hibernação prolongada, mudança de locação,surgimento de deformações inesperadas, choques mecânicos de grande impacto ou vazamentos, entreoutros, envolvendo caldeiras, vasos de pressão, tubulações e tanques, com abrangência defi nida por PLH.

Inspeção de segurança inicial: inspeção executada no equipamento novo, montado no localdefi nitivo de instalação e antes de sua entrada em operação.

Inspeção de segurança periódica: inspeção executada durante a vida útil de um equipamento,com critérios e periodicidades determinados por PLH, respeitados os intervalos máximos estabelecidosnesta Norma.

Inspeção extraordinária especial: inspeção executada em vaso de pressão construído sem código de construção com a finalidade de coletar dados que permitam ao PLH defi nir com maior precisãoos valores de PMTA e outras informações importantes para o acompanhamento da vida remanescente do vaso, como os tipos de materiais utilizados nas suas diferentes partes, suas dimensões, especialmenteespessura, e respectivas resistências mecânicas, a efi ciência de junta a ser considerada para as juntassoldadas, os detalhes de conexões e reforços e a reconstituição dos principais desenhos. Caso necessário,devem ser implementadas alterações ou reparos que permitam a operação segura do vaso de pressão.

CONCEITO:

Sistema de tubulação: agrupamento de tubulações sujeitas a condições operacionais e amecanismos de deterioração semelhantes, vinculadas a um mesmo plano de inspeção, com adiscriminação expressa dos respectivos códigos de identifi cação (tag), visando a otimizar a alocação derecursos e aumentar a efetividade das inspeções de segurança, sem prejuízo da rastreabilidade dasinformações pertinentes a cada tubulação integrante do sistema.

Linha: trecho de tubulação individualizado entre dois pontos definidos e que obedece a umaúnica especifi cação de materiais, produtos transportados, pressão e temperatura de projeto.

TIPOS DE DOCUMENTOS OBRIGÁTORIOS

Especificações aplicáveis às tubulações ou sistemas, necessárias ao planejamento e àexecução da inspeção.

Descrição das atividades, incluindo os exames e testes a serem realizados,necessários para avaliar as condições físicas dos equipamentos abrangidos por esta NR, considerando ohistórico e os mecanismos de danos previsíveis.

Fluxograma de engenharia com a identificação da linha e dos seus acessórios.

Diagrama mostrando o fluxo do processo com os equipamentos, as tubulações e seus acessórios, e as malhas de controle de instrumentação.

Livro de registro de segurança: Todas as ocorrências importantes capazes de infl uir nas condições de segurança da tubulação, inclusive alterações nos prazos de inspeção; as ocorrências de inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, devendo constara condição operacional do equipamento, o nome legível e assinatura de PLH e do operador presente na ocasião da inspeção.

Relatórios de inspeção de segurança: a) identificação do vaso de pressão; b) categoria do vaso de pressão; c) fluidos de serviço; d) tipo do vaso de pressão; e) tipo de inspeção executada; f) data de início e término da inspeção; g) descrição das inspeções, exames e testes executados; h) registro fotográfi co das anomalias detectadas no exame interno e externo do vaso depressão; i) resultado das inspeções e intervenções executadas; j) recomendações e providências necessárias; k) parecer conclusivo quanto à integridade do vaso de pressão até a próxima inspeção; l) data prevista para a próxima inspeção de segurança; m) nome legível, assinatura e número do registro no conselho profi ssional do PLH e nomelegível e assinatura de técnicos que participaram da inspeção; e n) número do certifi cado de inspeção e teste da(s) válvula(s) de segurança.

Certificados de inspeção e teste dos dispositivos de segurança: Dispositivos ou componentes que protegem um equipamento contrasobrepressão manométrica, independente da ação do operador e de acionamento por fonte externa deenergia. O dispositivo também pode ser projetado para evitar vácuo interno excessivo.

Programa de inspeção: cronograma contendo, entre outros dados, as datas das inspeções desegurança periódicas a serem executadas.
Projeto de alteração: projeto elaborado por ocasião de alteração que implique em intervençãoestrutural ou mudança de processo signifi cativa nos equipamentos abrangidos por esta NR.
Projeto de reparo: projeto estabelecendo os procedimentos de execução e controle de reparos que possam comprometer a segurança dos equipamentos abrangidos por esta NR.